LETRAS

O CURSO

O curso de graduação em Letras – Português EaD do Centro Universitário UNIFACIG oferece conhecimento teórico, prático, reflexivo e metodológico acerca de nossa língua materna. Além disso, visa ao desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas a aspectos gramaticais, linguísticos e literários necessários à atuação desejada no desempenho profissional.

Com um sistema de aprendizagem virtual criado para acompanhar, constantemente, o progresso dos estudantes, o curso conta com os melhores profissionais da área, selecionados para fazer jus à referência que o UNIFACIG tem no mercado.

Dessa maneira, buscamos formar um profissional qualificado, consciente de seu papel de cidadão, atuante na formação de uma sociedade mais justa, mais humana, mais igual, capaz de operar mudanças significativas por meio da linguagem.

O curso de Letras apresenta um leque de excelentes oportunidades aos graduados, pois, além de atuar nos setores da educação, que inclui trabalhar em escolas de ensino fundamental e médio, em cursos preparatórios para concursos e vestibular, pode atuar, também, como escritor, crítico, corretor e revisor de textos em veículos jornalísticos, em editoras, em universidades e em empresas públicas e privadas.

MERCADO DE TRABALHO

O setor educacional possui uma demanda crescente por profissionais da área de Letras. Nesse sentido, há escolas particulares e cursinhos que possuem vagas para esses profissionais. Ademais, o setor público oferece boas oportunidades de vagas, que garantem experiências enriquecedoras. Assim, o graduando que optar pela docência pode prestar concurso público para as diferentes esferas governamentais ou pleitear uma vaga em escolas particulares.

Ademais, o setor de revisão e correção de textos, sejam eles acadêmicos, científicos ou literários é um mercado em expansão e oferece excelentes oportunidades de trabalho. Nesse mesmo setor, além de atuar na revisão de TCC, artigos acadêmicos e textos científicos, o graduado em Letras pode atuar na correção de redações do ENEM ou de outros vestibulares e cursinhos. Caso o profissional tenha ou desenvolva o gosto pela escrita, é possível se destacar como escritor ou como criador de questões que podem compor acervos de diferentes instituições de concurso, entre outros. Como crítico literário, é possível a atuação em editoras e em veículos de comunicação, analisando diferentes tipos de produções.

DURAÇÃO/carga horária

4 anos

modalidade

ead

Título

Licenciatura

Grade Curricular

Clique aqui

Perfil do Profissional

O profissional em Letras deve ser competente, capaz de lidar, de forma crítica, com as linguagens nos mais diversos contextos. Deve, ainda: ser consciente de sua inserção na sociedade e das relações com o outro; ter domínio do uso da língua materna, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais; e ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. Ademais, o profissional deve ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.

DÊ O PRIMEIRO PASSO

PARA O SUCESSO