CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

O CURSO

O curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário UNIFACIG forma o profissional licenciado em Biologia capaz entender  a perfeita conexão entre o homem e a natureza.  Assim, consegue criar projetos sustentáveis e educacionais visando a preservação da biodiversidade.

O Profissional de Ciências Biológicas estuda todas as formas de vida, macroscópica ou microscópica. Ele pesquisa a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos organismos. Analisa as relações entre os diversos seres e entre eles e o meio ambiente. O vasto campo de estudos na graduação permite que, uma vez formado, siga caminhos diversos, conforme seu interesse.

Da pesquisa com células-tronco ao trabalho ambiental, a carreira do biólogo é abrangente e promissora, em razão, especialmente, da crescente preocupação com o meio ambiente. A atuação deste profissional é ainda fundamental na descoberta de aplicações de organismos na medicina, no desenvolvimento de medicamentos e na indústria, em áreas de fabricação de bebidas e de alimentos.

O licenciado está apto a dar aulas de biologia no Ensino Médio e, no Fundamental, pode atuar como educador ambiental ou docente de ciências. Sua formação também permite desenvolver ações educativas em museus, unidades de conservação, ONGs, empresas e escolas. Nas secretarias de Educação, atua como consultor e elabora novas propostas para o ensino da disciplina. Com pós-graduação, está habilitado a dar aulas no Ensino Superior.

Durante o curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário UNIFACIG, o estudante terá a oportunidade de participar de eventos científicos e acadêmicos, exposições, trabalhos de campo, visitas técnicas, monitorias, estágios, projetos de pesquisa e de extensão junto a comunidade, estudar em laboratórios modernos e bem equipados. Conhecerá a vida, do nível micro ao macroscópico, sua importância e sua dinâmica no planeta.

MERCADO DE TRABALHO

A área de atuação do Biólogo é bem diversa podendo esse exercer a profissão tanto em órgãos públicos quanto privados. Pode ter atividades empreendedoras em consultorias e auditorias de empresas na área ambiental promovendo o desenvolvimento sustentável e o bem estar. Em educação ambiental, pode atuar em museus, parques, unidades de conservação e ONGs. Para as áreas de inovação, Biotecnologia é a área do momento.

O Biólogo formado pelo UNIFACIG estará apto a agir com ética, consciente de sua responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, das políticas de saúde e da biossegurança, tanto nos aspectos técnico-científicos quanto na formulação e aplicação das políticas educacionais, tornando-se agente transformador da realidade presente e na busca da melhoria da qualidade de vida.

DURAÇÃO/carga horária

4 anos

modalidade

presencial

Título

Licenciatura

Grade Curricular

Clique aqui

Perfil do Profissional

O Biólogo é curioso e investigativo. Preocupado com a biodiversidade, estuda a natureza nos mais complexos meios de vida. O céu nunca é o limite e os mares e oceanos, não são tão profundos como a sua determinação. Pesquisar, inovar, estudar, compreender são ações constantes nesses profissionais formados pelo UNIFACIG.

DÊ O PRIMEIRO PASSO

PARA O SUCESSO