PEDAGOGIA

O CURSO

O curso de Pedagogia do UNIFACIG desenvolve competências importantes para o sucesso da profissão. A análise crítica, ética e trabalho em equipe estão presentes nas atividades de metodologia aplicada por professores altamente preparados e com recursos tecnológicos inovadores.

O Pedagogo formado no UNIFACIG entende dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos educacionais. Ele trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação. Tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, orienta e dirige os professores e verifica o cumprimento dos currículos e das diretrizes educacionais do país. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar com a inclusão de pessoas com necessidades especiais ou educação a distância.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado que mais absorve o profissional ainda é o do ensino formal, dentro ou fora da sala de aula. A obrigatoriedade da contratação de um pedagogo pelas creches também ampliou o mercado para o licenciado. Mas há outros setores promissores, como a atuação em pedagogia empresarial, que exige do profissional desenvolver projetos educacionais, sociais e culturais para empresas, ONGs e outras instituições, bem como para treinamento de funcionários. Outra área que deve crescer é a pedagogia hospitalar, na elaboração de projetos didáticos para crianças e jovens internados. As capitais do Sul e Sudeste concentram as melhores oportunidades. Mas nas demais regiões a demanda também é boa.

DURAÇÃO/carga horária

4 anos

modalidade

presencial

Título

Licenciatura

Grade Curricular

Clique aqui

Perfil do Profissional

O Pedagogo é um profissional que trabalha com a comunicação, gestão e diagnósticos de aprendizagem. Ele é um constante pesquisador do desenvolvimento da educação e educando. Trabalha em equipe, gerencia recursos físicos e tecnológicos, organiza grupos de professores que podem atuar na educação com consciência da sua importância. O pedagogo atua na administração de escolas e no ensino formal dentro e fora da sala de aula. Sua atuação visa garantir e melhorar a qualidade da educação. O mercado profissional tem crescido na área de pedagogia empresarial e ONGs.

DÊ O PRIMEIRO PASSO

PARA O SUCESSO